Ontem uma amiga me perguntou, como pode ter ocorrido uma conjunção entre Júpiter e Urano em Touro se estávamos no mês de Áries.
Vamos lá. A Terra gira em torno do Sol, é chamado de movimento de translação, esse giro da Terra em torno do Sol forma um caminho, é o que chamamos de eclíptica. A eclíptica é o caminho que o Sol faz no céu durante o período de um ano.
O céu é infinito e repleto de constelações, há cerca de 88 constelações mapeadas, no entanto, a eclíptica passa por apenas 13 constelações, 12 delas são as constelações do zodíaco que usamos na Astrologia.
Os planetas estão muito próximos desse caminho chamado ecliptica, não exatamente em cima dela, mas muito próximos, o mais distante é Mercúrio. Mas eles não estão todos alinhados ao Sol. Por isso, quando o Sol caminha por uma faixa da eclíptica acontece dos outros planetas se encontrarem em outro ponto.
Foi na antiga Babilônia que mapearam pela primeira vez o caminho que o Sol a Lua e os planetas conhecidos na época faziam, eles perceberam que em determinadas épocas do ano o Sol estava em determinado aglomerado de estrelas, que são as constelações.
Os Astrólogos da Babilônia, dividiram esse pedaço do céu em 12 partes iguais com 30º cada uma, totalizando os 360º do zodíaco. Esses pedaços de 30º representavam os signos do zodíaco e os meses do ano.
Como os planetas caminham muito próximos da ecliptica eles passam tanto pelas constelações eclipticas que são 13, quanto pelas constelações zodiacais que são 12.
Quando o Sol está no pedaço do céu conhecido como Áries por exemplo, outros planetas estão em outro pedaço, foi o que aconteceu no último dia 20 de abril quando Júpiter e Urano estavam em Touro.
Portanto, apesar do Sol estar em um signo outros planetas estão em outros signos, por isso, ao dizermos estamos no mês de Touro, por exemplo, não quer dizer que todos os planetas estão na faixa do céu pertencente a esse signo ou constelação.
E é também por esse motivo que nós Astrólogos dizemos que todos nós possuímos todos os signos do zodíaco em nosso Mapa.
Por isso uma Astrologia que só leva em consideração o Sol, não é Astrologia, é apenas enganação, a Astrologia, desde os povos antigos compreendia os todos os planetas e não apenas o Sol ou a Lua.
Por isso também tentar entender uma pessoa, ou classificá-la apenas pela posição do Sol é outra balela sem tamanho, para falarmos em Astrologia, precisamos falar dos 12 signos e pelo menos dos 7 planetas conhecidos na Antiguidade.
Espero ter conseguido explicar um pouco melhor como funciona o entendimento do céu.
Caso tenham dúvidas, fiquem à vontade para me perguntar, é sempre muito bom poder ajudar.
Comentários
Postar um comentário