Invencível, filme de Werner Herzog

Apresento-lhes: Marte, Plutão e Mercúrio



Invencível, é um dos filmes de Herzog que mais  gosto, apesar da maioria dos críticos de cinema falar mal, eu gosto,  como não sou crítica de cinema permito-me gostar de um filme mesmo que a crítica tenha sido contrária a ele. Não entendo de ritmo, de roteiro, de tempo, nada disso, assisto a um filme e se gosto, gosto simplesmente e pronto.



Esse filme mostra como é a essência desses três planetas de modo bem claro, pra quem está começando o aprendizado da Astrologia, recomendo muito fortemente que assistam a essa película do mestre Herzog. 



O personagem principal chama-se Zishe, é absurdamente forte, ele é um ferreiro que trabalha com seu pai e irmãos em sua aldeia na Polônia. Quem conhece um pouco de Astrologia já deve ter sacado que Zishe é Marte. E nesse caso, Marte em Câncer. Ele é de uma inocência, pureza e infantilidade contrastantes com sua enorme capacidade física. Zishe é um judeu polonês, pobre que vive em uma aldeia também bem pobre, porém, de uma riqueza de valores, de alma, de espírito, que deveriam nos fazer pensar, pelo menos um pouquinho, do porque deste filme ter sido na época tão criticado. 



Zishe é forte, inocente, valoriza a família, cuida do irmão, e apesar de um Marte em Câncer, se encontrar em queda, nota-se que é a força da união dessa família, que alimenta a força física do rapaz. É dos ensinamentos e do alicerce que sua família lhe forneceu que Zishe tira forças para conquistar seu verdadeiro espaço no mundo.



O filme retrata a Alemanha de 1932 antes de Hitler ascender ao poder. No começo de 1932 houve uma grande conjunção entre Saturno e Marte, a mesma que aconteceu em agosto de 2014, naquela época o ódio crescia entre Alemães e Judeus, na verdade, não sei ao certo se o povo Judeu chegou a odiar em algum momento o povo Alemão, mas todos já sabemos o que esse preconceito provocou-O Holocausto. 

O que está me assustando é que exatamente um ano após, em 1933 Hitler subiu ao poder, prometendo resgatar a dignidade do povo Alemão, prometendo elevar a raça ariana. Quase como um Salvador da Pátria. E é muito parecido com esse momento que estamos vivendo hoje no Brasil.  

Muito parecido ao movimento que alguns grupos estão tentando promover, com essa disputa eleitoral. ódio contra negros, pobres, gays, parece que existe uma divisão, e uma guerra pra ver qual é o melhor e mais desenvolvido grupo humano.

Assistam a qualquer filme ou leiam a respeito da época que antecedeu ao Holocausto e vejam as similaridades que estão ocorrendo agora no Brasil, por favor, não se deixem envolver por essa energia funesta, e perigosa. O ódio não é bom pra ninguém, muito menos para uma nação, basta ver o que fez uma nação movida pelo ódio -a ALEMANHA.

Mas, voltando ao filme, Zishe é nosso Marte em Câncer, e ao sair de sua aldeia pobre na Polônia, ele sai também de Câncer e ingressa em Leão, o que no filme fica claro, ao vê-lo no palco como centro das atenções de uma casa de shows de "ocultismo" que pertence ao nosso Plutão.



Plutão, e Marte parecem ter energias similares, e nesse caso realmente tem, pois o adorador de Hitler e de suas ideias não passa de um judeu, que se recusa a mostrar sua verdadeira identidade e age o tempo todo como se Alemão fosse.



Age assim, em busca de poder, poder esse que ele tenta dizer que tem no campo místico, na verdade esse Plutão, não passa de um belo fake. Mas até uma Pérsefone ele tem, pois a pianista dessa casa de shows, que mais parece seu Hades particular, vive com ele como se fosse uma prisioneira. Não sei se Herzog tinha conhecimento de Astrologia, mas que lhes deu a seus personagens uma abordagem claramente astrológica, deu.



Temos também a Lua nesse filme, representada pela mãe de Zishe, ela cozinha, cuida da casa e de uma prole enorme, a única coisa que nos fica clara a respeito dela, é que é uma bela e feliz Lua domiciliada, ou seja, em Câncer.

O irmão de Zishe é nosso Mercúrio, menino lindo, de olhos profundamente azuis e de uma inteligência e maturidade que ultrapassam sua idade. Ele, Benjamim, tem tanta clareza das coisas que fala, que parece um mini adulto, mas também o vemos brincando com os irmãos no filme, e assim como Marte e Mercúrio estão sempre próximos, Zishe e Benjamim também estão sempre juntos, e é nesses momentos em que estão próximos que podemos ver, o nosso Marte pensando com mais clareza.

Numa das cenas do filme, Benjamim voa, o que demonstra claramente a ligação que podemos fazer entre Benjamim e Mercúrio. Em um sonho de Zishe, ambos passeiam por uma praia cheia de pedras e com muitos caranguejos, uma hora, seu irmão Zishe o levanta pela roupa para auxilia-lo a passar por entre as pedras e o caranguejos, e ao se ver no alto, Zishe voa, a cena é linda e se ainda restavam dúvidas da relação que havia entre o menino inteligente e perspicaz e Mercúrio, aqui elas se dissipam.

Embora a crítica seja severa em relação a esse filme, recomendo muito para o admirador da arte de interpretar Horóscopos - como diria Valdenir Benedetti - que o assista, e veja quantos símbolos aparecem nele.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Linda Lovelace e a maldição de Algol