Astrologia e Mitologia
Por isso, resolvi iniciar uma série de postagens sobre os mitos gregos associados aos signos do Zodíaco. É importante ao observar um mapa ter em conta esses mitos e seus arquétipos, os mitos são uma importante ferramenta de auxílio para todos que apreciam e se guiam pelas estrelas.
Iniciaremos nossos estudos com o primeiro signo, ÁRIES, signo do elemento Fogo, regido por Marte.
Falaremos depois dos outros dois signos do elemento Fogo, LEÃO e SAGITÁRIO.
O elemento fogo será o nosso primeiro elemento por ser tratar em várias mitologias do fogo criador, o fogo original, aquele que dá vida á tudo. Sem o calor do fogo com certeza a humanidade não teria sobrevivido nem alcançado o patamar que hoje atingiu. Tal a importância desse elemento que antes de Prometeu ter roubado o fogo dos Deuses a humanidade vivia em trevas, e os Deuses tinham todo o seu poder através da manipulação desse elemento.
O elemento fogo está ligado ao poder, ao poder de imaginar e criar, de ter impulso e força para empreender a jornada da criação. É o elemento ligado a imaginação. Aos lampejos criativos devemos honrar o fogo.
O fogo também está ligado a purificação, é através da passagem por esse elemento que o neófito se torna apto a trilhar a senda da espiritualidade. O fogo purifica enquanto a água limpa.
Áries - Primeiro signo do zodíaco, é no signo de Áries que o Sol começa sua caminhada pelos 12 signos, o equinócio de outono - no hemisfério Sul,- e o de Primavera no Norte- marcam o primeiro dia de Áries. O Mito Grego associado a Áries é o do Velocino de Ouro, a história do herói Jasão em busca do Carneiro dourado.
Já dá pra perceber que o mundo do ariano não é um mar de rosas, tanto faz se analisarmos do ponto de vista do Hemisfério Sul ou do Norte, a passagem de uma estação a outra é sempre marcada por um período em que as pessoas precisam se adaptar, se readequar a nova estação. A primavera, marca o período onde o inverno acaba, ou seja é chegado o momento de sair da toca e ir em busca de novas terras para plantio, de novos rumos a tomar, a própria natureza - viva dentro de cada um de nós- faz com que sintamos esse desejo. No outono, é o momento de queda das folhas, onde a natureza se prepara para ir aos poucos se recolher no inverno. Dentro do Ariano essas duas energias vibram de forma intensa. O nativo tem um desejo e uma força que o impele a ir em direção a novos rumos, e sua psique percebe que para seguir em direção ao novo precisa deixar que algumas folhas se espalhem pelo chão. Por isso aproveite a energia desse ser enquanto ele estiver ao seu lado, um dia, quando a primavera bater a sua porta ele soltará suas folhas e irá em direção a novos tempos.
Voltando ao mito de Jasão. Jasão viveu sua vida sem saber que era herdeiro de um trono, seu tio, havia roubado o direito de seu pai de reinar, portanto, também havia roubado o direito de Jasão de ser o herdeiro do trono. Quando ele soube, foi as terras de seu tio reclamar sua herança real. Este por sua vez, determinou que só lhe devolveria a coroa, caso Jasão recuperasse o Velocino de Ouro, que estava em outro reino.
Aqui cabe explicar o que era o Velocino de Ouro. Um jovem, Freixo, e sua irmã, seriam sacrificados, Zeus então, mandou um carneiro dourado em socorro desses jovens. No momento de seu sacrifício o carneiro passou voando e levou os dois irmãos que seriam sacrificados. Esse carneiro, os levou até um reino distante, e Freixo, em honra a Zeus, sacrificou o carneiro e ofereceu a este, que por sua vez dedicou a Ares/ Marte. Esse carneiro dourado é o velocino de ouro que nosso herói Jasão vai buscar para recuperar o seu reino perdido.
Por essas poucas palavras, já conseguimos perceber a natureza do nossos amigos arianos, eles não gostam de injustiças, tem dentro de si uma força e coragem capazes de atravessar reinos distantes para ir em busca de algo, mas é importante perceber a natureza de desafio, eles precisam se sentir desafiados, precisam sentir que tiveram sua honra posta em xeque.
Jasão, então convocou alguns amigos heróis para ajuda-lo, construíram o Argos, um barco enorme, e sua jornada em busca do Velocino de Ouro ficou conhecida como o mito de Jasão e os Argonautas.
Aqui percebemos outra faceta de Áries, ele é líder, ele convocou vários heróis e ele os liderou na jornada.
Quando chegaram ao reino distante onde o Velocino se encontrava o Rei não quis entregar o Velocino de mão beijada e também mandou que Jasão cumprisse algumas tarefas- nada fáceis diga-se de passagem. Jasão sabia da impossibilidade de executar as tarefas e já estava quase desistindo, quando Medéia, filha do Rei- dono do Velocino- apareceu apaixonada pelo nosso herói, e concedeu-lhe poderes mágicos capazes de executar todas as difíceis tarefas impostas pelo rei. Em troca, ela se tornaria sua esposa. Jasão aceitou e com a ajuda de Medéia conseguiu realizar todas as tarefas. Porém, a palavra do Rei não foi honrada e ele não quis entregar o Velocino, Jasão então o tomou e juntamente com Medéia e os Argonautas fugiram.
É importante nessa parte do mito perceber que apesar de ter lutado bravamente Jasão nunca esteve só, apesar da maioria dos arianos lidarem bem com suas jornadas heroicas solitárias eles, assim como todos, precisam de colaboradores, muitos arianos parecem não notar isso, e não valorizam suas parcerias como deveriam. Afinal, não podemos nos esquecer que Libra é o signo oposto e complementar de Áries.
Depois de muitas tempestades e algumas paradas retornam ao ponto de partida, entregam o Velocino para o Rei, e Jasão não consegue ocupar seu lugar, pois seu tio se recusa a entregar-lhe a coroa. Mas Medeia sua mulher- e uma bruxa muito perspicaz- elabora um plano para matar o rei.
Jasão então recupera seu lugar no reino, mas apaixona-se por outra mulher, Medeia, a bruxa, descobre e enlouquecida de ciumes, mata a mulher fruto da paixão de Jasão, e os seus próprios filhos. Jasão então, é considerado indigno de seguir sendo rei, e é expulso pela população.
Acaba morrendo anos depois de forma violenta.
Pessoas com o Sol em Áries, Ascendente, ou muitos planetas, têm essa veia heroica dentro de si. E assim como Jasão, são pessoas apaixonadas, mas que precisam aprender a valorizar e reconhecer o apoio que suas parcerias lhe oferecem.
Todos nós temos Áries em algum ponto de nosso mapa Natal. Todos nós em algum aspecto de nossas vidas agimos como heróis em algum momento.
Viva o Jasão que há dentro de cada um de nós, busque seu Velocino de Ouro com coragem, garra e determinação, busque parcerias que pensem e queiram o mesmo que você e assim como Jasão seja vencedor!
Viva o Jasão que há dentro de cada um de nós, busque seu Velocino de Ouro com coragem, garra e determinação, busque parcerias que pensem e queiram o mesmo que você e assim como Jasão seja vencedor!
Comentários
Postar um comentário