Eclipse Solar e Lunar



No dia 20 de abril passado, demos início a temporada de eclipses 2023.

Com um maravilhoso e raro eclipse solar híbrido no ultimo graú de Aries, marcando também a segunda Lua Nova no signo do Carneiro.

Agora na Lua Cheia iremos viver o eclipse lunar.

Quando ocorre um Eclipse Solar, as funções lunares devem ser ativadas, pois, há perda de clareza e objetividade.  De um ponto de vista psicológico todos devemos ativar nossa introspecção, nosso poder de elaboração, acolhimento, aceitação, reserva, pois, o principio masculino solar, está eclipsado.

Já contei também que um eclipse solar, só se encerra quando outro também solar, acontece, e que depois de um solar sempre teremos um lunar.

O eclipse dessa semana, acontece no eixo Touro, onde está o Sol, e Escorpião, onde está Lua. No Eclipse Lunar, a energia eclipsada é justamente a Lunar, sentimos, percebemos, intuímos, e não somos capazes de captar os recados do nosso inconsciente.

Isso gera incomodo, desconforto, insegurança, instabilidade, estando todos nessa energia, as emoções estão a flor da pele, funcionamos a partir de nossos apegos e memórias traumáticas, reagimos, viramos efeito, nos perdemos no caos de nossas dores não elaboradas, nossas raivas transformadas em dores e sentimos algo sendo nos arrancado das entranhas.

Esse pode ser um período literalmente onde vamos expurgar aquilo que já não nos serve mais pelos intestinos, se você estiver ou passar por um período assim, se hidrate muito, e purifique.

Conjunto ao Sol e fazendo oposição à Lua, encontramos Urano, trazendo mais pimenta ainda pra esse momento super ardido, portanto, aprenda a não lutar contra o que a vida arranca de você, não se apegue á velhas formas, hábitos, costumes, tudo está mudando e para que cada um de nós possa participar desse novo tempo, algo precisa ser deixado pra trás.

Desapegue-se de emoções que só eram reflexo do seu ego infantil e raivoso, ou de raivas que não fazem mais sentido e só fazem seu corpo se envenenar.

Além de termos o eixo Touro Escorpião ativado, para Brasília, temos o eixo 2/8 sendo trabalhado, esse eixo nos fala da diferença que há entre ter e ser. É tempo de olharmos para o ter e não permitirmos mais que afete o nosso ser.

Somos seres em transformação emocional, as águas de Escorpião por onde a Lua está perdida, eclipsada, representam os reinos de Erishkgal, a irmã de Inanna. Dentro da Mitologia Sumeriana, Erishkigal, era a Senhora dos mundos inferiores, a Mitologia Suméria chama O Reino do Não Retorno. Aqui abro um parênteses pois, é curioso observar, que as cosmogonias, dos povos da região do tigre e Eufrates, e que posteriormente nutriram a cultura greco romana, fala de um mundo dos mortos sem retorno, certamente, essa forma de ver o pós mortem, reflete muito da visão que as 3 grandes religiões que se instalaram no ocidente refletem. Voltemos à Erishkigal e seu mundo dos mortos.

Acontece que essa Deusa Poderosa tinha uma irmã mais nova, Inanna, o oposto dela. Enquanto Erishkigal governava sobre os mortos, Inanna era a Deusa da Fertilidade, uma era a Luz e a outra a Sombra.

Erishkigal, fica viúva, e sua irmã, decide ir ao funeral. Porém, antes de encontrar com sua irmã, ela é completamente despida, de todas as suas roupas e joias, quando enfim, ela encontra sua irmã, está total e completamente vulnerável.

Esse pode ser um período que nos sintamos assim, nuas, sem adornos, vulneráveis diante de nossas sombras, medos, inseguranças, culpas, remorosos, dores, traumas.

Pode ser que nos sintamos indo para uma jornada no inferno, mas esse é o caminho para o renascimento, a morte, o desapego, a retirada das roupas, das máscaras de tudo que embeleza e nos torna moralmente superiores.

De Marte em Câncer a Lua recebe aspectos positivos, aja por amor, pelo amor fraternal, não sexual, pelo amor que cuida, ampara, protege, abdica, o amor de mãe, que se sacrifica, se auto anula, tudo para que seu filho, sua cria, esteja bem.

Inanna, acaba sendo morta por sua irmã, depois de morta ainda ficou pendurada por 3 dias e 3 noites, isso significa que além de nos permitirmos morrer, precisamos aguardar um tempo com a atenção plena para sabermos quais devem ser nossos próximos passos.

É um momento do ano que exige calma para lidar com as crises, além de calma, exige que lidemos de lugares novos, essas crises, no eixo Touro Escorpião já vem acontecendo há muito tempo, afinal, em 2022 tivemos eclipses acontecendo nesse setor, o desafio agora é lidar de um lugar completamente novo, inusitado e com um comportamento emocional totalmente livre, aberto e receptivo para o novo que estamos prestes a vivenciar.

O importante, minha amiga, é que você se permita fazer essa limpeza profunda, pois só assim, será capaz de ressurgir e renascer como Inanna!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linda Lovelace e a maldição de Algol