30 de dezembro, sábado, dia de Saturno.
Saturno se encontra no signo de Peixes desde março desse ano e por lá ficará até 13 de fevereiro de 2026.
Saturno em Peixes, ceifa os sonhos, traz o peso de todo o nosso passado, nos cobra e nos acusa, ficamos o tempo todo permitindo que uma vozinha interna maligna ressalte nossos erros, culpas, nos lembre o quanto fomos incapazes, o quanto somos rejeitadas, abandonas, deixadas de lado.
No dia 11 de março escrevi aqui mesmo no Face, a respeito do crescimento do sentimento de vazio, de falta de propósito, de medo, culpa, que Saturno em Peixes desencadearia, avisei também, sobre a sensação de solidão, abandono e rejeição, e do quanto cada um de nós deve se responsabilizar pela sua saúde emocional e também espiritual.
Vou compartilhar novamente na próxima postagem o texto que citei.
Saturno é o filho de Gaia, que se RESPONSABILIZA, por livrar a mãe do julgo do pai e libertar os irmãos do tártaro. Dentro de nós, ele é o nosso aspecto que possui a capacidade de se RESPONSABILIZAR. Em Peixes, todos nós precisamos aprender a nos responsabilizar pelo que criamos no campo coletivo.
Fazemos parte de uma sociedade, estamos encarnados ao mesmo tempo, e construindo, coletivamente, o mundo, a sociedade, a história.
Saturno em Peixes, exigirá dos governos do mundo todo, ações concretas e duradouras, que visem cuidar da saúde mental e emocional da população.
Saturno em Peixes é a tentativa de matar os sonhos, para alguns é efetivamente a morte deles, e diante da morte, só nos resta a mesma, por isso, esses serão tempos, onde veremos crescer em todo o mundo o sui.ci.dio.
Relutei demais pra falar sobre isso, mas a morte precoce do PC Siqueira e de Jéssica Vitória, e de um ator coreano, fora, vários outros orientais que tenho lido me obriga a tocar nesse assunto delicado.
A depressão, o vazio interior, a falta de significado e propósito, tendem a aumentar durante um trânsito de Saturno por Peixes, a dica é desenvolver o sentimento de responsabilidade uns pelos outros.
Cuidar do amigo que está passando por uma situação desafiadora, que tem um familiar adoentado, que está desempregado, que perdeu um ente amado, está ao alcance de todos nós.
Saturno em Peixes nos oferece a lição da humildade, aprender a pedir ajuda é essencial, mas aqui preciso abrir um parêntese (quem está em um quadro depressivo não pede ajuda). Portanto cabe a sociedade se responsabilizar por isso.
Ou seja, se percebeu que há dias não vê seu vizinho de porta, mas ouve choros a noite e durante o dia o silencio impera, toque a campainha, leve um chocolate, ofereça um café, mesmo não sendo terapeuta, médica psiquiatra ou da área da saúde, muitas vezes a pessoa só precisa se sentir lembrada.
Ligue para algum amigo que você sabe que passou por um obstáculo muito grande, aquele que caiu no buraco e está voltando a caminhar.
Em tempos de Mercúrio Retrógrado, retomar antigos contatos pode ser interessante e importante.
Outra coisa, Mercúrio é a comunicação e está em retrogradação que significa que precisamos rever a forma como nos comunicamos.
Observem que as pessoas que tiraram suas vidas nesse último mês do ano, foram “canceladas” nas redes sociais. Vou confessar que o termo “cancelado” não me agrada muito, porque a meu ver, não expressa o verdadeiro mal causado.
Em retrogradação por Sagitário, o signo da lei e da ordem, precisamos nos questionar se temos o direito de julgar e ao mesmo tempo aplicar a pena a pessoas que não conhecemos; temos o direito de concluir e acusar, xingar e ameaçar alguém? Temos o direito de intervir nas decisões dos outros?
As pessoas hoje em dia se sentem no direito de julgar de outros, acusam, ameaçam, tiram sarro, humilham, até que cansadas, envergonhadas, sozinhas, com medo, ceifam suas vidas.
Mercúrio retrogrado nos convida a observar quais são as informações que estamos consumindo. Esses sites de fofoca têm milhares de seguidores, sedentos por sangue, esperma, e escândalo, querem destilar seus venenos nos outros, ao consumirmos esse tipo de informação estamos nutrindo a fofoca, o veneno, a curiosidade e o julgamento em relação a vida alheia.
Os tempos de retrogradação de um planeta, não devem ser apenas para ficarmos apreensivos com coisas que quebram ou mensagens erradas, ou internet lenta, servem para observar como estamos vivendo em nossas vidas as qualidades desse planeta.
Não estamos no setembro amarelo, mas em tempos de Saturno em Peixes, o alerta amarelo deve ficar ligado o tempo todo.
Se você não consegue observar se o outro precisa de um olhar mais fraterno, se não é capaz de estender a mão, se não capta os sinais de ajuda, então, pelo menos, não jogue terra em quem caiu no buraco.
Bom sábado!
´Para agendar seu Mapa Astral Natal ou seu Mapa do Ano, entre em contato via whats 11973753604
Comentários
Postar um comentário