Solstício de Verão
O ingresso do Sol em Capricórnio, marca o momento que o Sol começa a fazer seu movimento minguante pelo zodíaco. Não é só a Lua que mingua mensalmente, todos os planetas o fazem, mas cada um, obedecendo seu próprio ciclo.
O Sol é vida, é Luz, é Calor, em seu período de finalização de ciclo zodiacal, é como se entrássemos em recesso, uma espécie de balanço anual.
No caso do Solstício de Verão, aqui no Hemisfério Sul, que aconteceu hoje às 6:20 da manhã horário de Brasília, marca o ponto do ápice da energia solar, os próximos meses, são destinados ao encerramento do ciclo solar pelo zodíaco. E essa energia reverbera em todos, por isso, a introspecção, a necessidade de balanço, características dessa época do ano.
Muitas pessoas, principalmente as mais velhas e as mais alinhadas ao ciclo dos planetas, nessa época do ano, apesar das festas, entra em um período de revisão, de balanço.
Nesse ano, Mapa do ingresso solar em Capricórnio, calculado para Brasília, a questão da necessidade de um movimento de interiorização é mais forte ainda. O Sol acontece na Casa 12 do Mapa, setor de silêncio, recesso e isolamento.
Os nodos tensionam o Sol, estamos em um momento de retrospectiva do que fomos, e com dificuldade de irmos na direção de quem desejamos ser. Porém, o Sol na 12, oferece a ajuda que vem da força interior, do autoconhecimento e da força espiritual que fomos capazes de acumular, durante todo o período anterior.
Agora, na fase final do caminho, é hora de nos movermos e fazermos todas as correções que nossa essência, nosso EU INTERIOR necessitam. É hora de vermos o que nos equilibra e o que nos desequilibra, quem está ao nosso lado e quem não está, quem é parceiro ou não. É hora de vermos quais são os posicionamentos que temos e nos desviam desse recomeço.
É o momento de usar todo o aprendizado que tivemos do passado para dar passagem a esse novo ser.
Saturno em Peixes torna esse final de ciclo solar ainda mais introspectivo, mais carregado e denso, mágoas sendo revisitadas, lembranças, dores, feridas se abrindo e sangrando.
Muita necessidade de entrega e aceitação. Penso que chegamos em um momento onde é necessário entender, que a melhor forma de reescrever o passado é seguir em frente com compaixão, perdão e transcendência.
Nesse Solstício, a Luz invade o sombrio oceano emocional de todos nós, é tempo de águas correrem, de ciclos se encerrarem de uma vez por todas.
E com Saturno tensionando a Lua, nossas emoções e sentimentos, transbordam, o emocional, a Lua segue em sua fase Cheia.
O Mapa do Solstício reflete o astral dos próximos três meses. Reflete como estamos dispostos a nos mover, nos manifestar e nos posicionar, de que maneira faremos essas finalizações e planejaremos o recomeço.
Sem perdão, sem compaixão, sem entrega, sem doação, sem aceitação e resignação, vai ser muito difícil esse momento.
Além do Sol em Capricórnio, no Mapa calculado pra Brasília, o Ascendente também é Capricórnio. Sugerindo a necessidade da discrição, da organização e planejamento, esses encerramentos devem ser feitos dentro o mais rigoroso planejamento.
Honestidade e Responsabilidade Emocional é essêncial nesse final de ciclo.
Saturno também tensiona Júpiter. O Planeta da RESPONSABILIDADE tensiona o Planeta do CRESCIMENTO, da PROSPERIDADE e da EXPANSÃO. Sugerindo que a PROSPERIDADE, O CRESCIMENTO E A EXPANSÃO virão quando o PERDÃO E A COMPAIXÃO se fizerem.
Nossos valores, Júpiter, estão necessitando de revisão, reajustes e acertos. Nem tudo que pensávamos ser o correto é, nem tudo que pensávamos ser sinônimos de crescimento é. Muitas de nossas crenças não são o que parecem ser e precisam ser revistas.
É tempo de revisitar muitas coisas, por isso, com Júpiter tensionando Mercúrio e ambos em recepção mútua, é melhor deixar quem tá quieto e calado no seu canto.
Siga evitando fofoca, palavras agressivas, procure usar a sabedoria ao se comunicar, fale menos, ouça mais!
Mantenha-se conectada com sua espiritualidade, nesse momento pode haver algum tipo de conflito interno com sua fé, com sua espiritualidade, siga firme, aproveite pra estudar, assista palestras, medite e ore mais. Fique mais em silêncio, nos diz todo esse mapa.
Marte, a ação está em Leão em Retrogradação, é o momento da ação criativa com organização e cautela, além de Marte se encontrar em Retrogradação que sugere dentre outras coisas a possibilidade de reparação, o Sol que o planeta dispositor de Marte, se encontra em Capricórnio e na Casa 12.
Esse é o momento de agirmos para reparar, concertar e arrumar os erros de ações passadas, ações do passado que foram desleais, que foram carregadas de egoísmo e vaidade.
A falada tensão entre Marte, que são essas ações e Plutão, que é nossa capacidade de fazer mudanças e transformações drásticas e irreversíveis segue se acirrando, e isso torna esse momento ainda mais desafiador, pois Plutão oferece a energia explosiva, a bomba atômica, não no sentido literal, por favor, mas imaginem cada um de nós, sendo capaz de observar o próprio comportamento e as próprias ações sentado na poltrona do cinema e vê cada ação passada e as bombas atômicas que elas promoveram.
Alguns de nós, estamos revivendo isso na pele, o aprendizado é na prática, outros estão se recusando a enfrentar, a crescer e amadurecer.
A mudança e a transformação, profunda, intensa e irreversível vem quando formos capazes de olhar pro futuro e não mais para o passado.
Plutão em Aquário, sugere, que a mudança vem do futuro, vem da capacidade de sermos capazes de enxergar pra fora água turva do oceano, Saturno em Peixes.
Devemos procurar transformar nosso comportamento teimoso, nossa unilateralidade, nossa parcialidade.
O prazer e o bem-estar, vem quando somos capazes de viver em liberdade, de viver acreditando numa possibilidade de futuro, vem da capacidade de se libertar de valores e crenças que discriminam, segregam, separam.
Com Vênus em Aquário, é hora de aproveitar e deixar crenças que não correspondem com a nova pessoa que você quer se tornar, para trás.
O apego ao passado e ao seu EU ferido só vai atrapalhar nesse momento.
No momento do Solstício de Verão a força do elemento Terra se destacava, indicando que o foco é no aqui e agora, no material, no concreto, o que passou, passou, e para se ter um futuro agradável, e transformador, o ideal é que a gente se atenha ao momento presente, as ações que podem ser feitas agora, ao que está acontecendo no dia no momento atual.
Os próximos três meses, exigirão de nós, movimentos cautelosos e sem egoísmo, carregados de generosidade, cautela e cuidado ao falar e se comunicar, revisão de valores e crenças, ajustes necessários para renascer no Equinócio de outono.
Bom Solstício galera!
Comentários
Postar um comentário