Lua Nova de Touro Período de 27/04 a 27/05
Domingo, dia 27 de abril, aconteceu a Lua Nova de Touro.
Abrimos o tempo da realização, da persistência, da determinação emocional para conquistar o que desejamos. Mas isso pode não ser tão fácil neste mês.
A Lua Nova acontece na Casa 7 do mapa, a casa das relações, das parcerias e da colaboração, e está em um aspecto que chamamos de T-Square com Marte em Leão e Plutão em Aquário.
É essa capacidade de realizar e doar seus talentos e dons em prol do outro, da coletividade, que está sendo posta em xeque. Pois, estamos sendo convidados a oferecer o que também estamos buscando. Oferecer essa energia e essa condição ao outro, ao coletivo, fará em sua vida emocional uma grande transformação.
Esse será um mês em que as crises que enfrentaremos, principalmente as relacionadas às nossas relações e parcerias, serão profundamente transformadoras. É hora de renascer mesmo com a crise — ou melhor, é hora de renascer porque há uma crise. Uma crise que se transformará sim — veja, Plutão participa dessa tensão —, mas, para se transformar, é preciso desapegar.
Desapegar de valores, de crenças e de ideais de sustentação e realização que tínhamos até agora.
É hora de fazer pelo todo, de fazer com o outro e pelo outro. Não mais só pela gente ou pela família. É hora de ampliar isso.
O Ascendente dessa lunação é Libra, portanto temos no planeta Vênus um ponto focal. E Vênus, regente de Libra, encontra-se em Peixes, na Casa 6, separando-se de uma conjunção com Saturno e aplicando-se a uma conjunção com Netuno.
Com Libra no Ascendente, temos uma necessidade muito grande de sermos mais diplomáticos, educados e cordiais em nossas relações, em nosso trato com as outras pessoas. Todos estamos passando por uma crise enorme de valores.
Devemos entender que estamos aqui para valorizar o espaço sagrado que é o outro, aprender a valorizar as pessoas que têm determinação, garra e coragem de ir na direção dos próprios sonhos — porém, também, de compreender que essa força e coragem precisam ser direcionadas para algo que seja verdadeiramente capaz de dissolver o desequilíbrio, a desarmonia e a injustiça.
E esses novos valores, mais voltados para a comunidade e o social, nos últimos tempos, não têm sido muito bem vistos. Vejamos a questão do adoecimento do Papa e do seu óbito.
O Papa Francisco é um ser humano, passível de erros, mas a maior parte de suas ações sempre foi voltada ao respeito e à união de todos os povos, de todas as fés e de todas as etnias.
Teve posicionamentos audaciosos para o cargo; porém, como também representa uma instituição arcaica e à beira do abismo, seus posicionamentos, muitas vezes, foram travados.
No entanto, seu adoecimento despertou em algumas pessoas o pior delas. Não por ele ser um Papa, mas por ele ser uma pessoa. Jamais deveríamos escrever, emanar e vibrar o tipo de coisas que li na internet.
Ao se dirigir para Netuno em Áries, Vênus — nossos valores — deve encontrar força para dissipar, queimar e transmutar toda essa raiva, esse ódio que existe em nós, que está enraizado em nossos ossos e entranhas.
O Conclave começará nessa energia emocional de disputa de poder, de crise estrutural, de rupturas nas parcerias e nos acordos. Necessitando de muita diplomacia, de muito jogo de cintura e leveza, e principalmente, com Vênus em Peixes indo da direção de Netuno, de coragem para realmente abraçar novos valores mais espirituais.
É curioso observar que Quíron, o curador ferido, ficou para trás da lunação. O Papa Francisco veio e curou muitas feridas da Igreja Católica.
E não só o Papa ou a Igreja como instituição, mas nós mesmos, cada um de nós em suas vidas pessoais passou por possibilidades de cura, de renascimento, e está agora sendo convidada, já curada a seguir com os novos valores.
A inserir, pelo menos durante o próximo mês lunar, o diálogo, a escuta.
Júpiter em Gêmeos, no mapa da Lua Nova, não forma aspectos maiores com nenhum outro planeta — está 'solto', sem vínculos, sem compromissos. Este isolamento de Júpiter nos traz uma chave fundamental: neste ciclo, a expansão, a prosperidade e a realização surgirão para aqueles que tiverem a coragem de explorar o novo, pensar fora dos padrões estabelecidos e criar conexões inéditas — como ensina a neurociência sobre a plasticidade cerebral.
No contexto do Conclave, esse Júpiter isolado é um forte indicativo de que o próximo Papa pode ser alguém inesperado — talvez alguém que sequer esteja sendo cogitado nas listas e especulações atuais. Um nome novo, capaz de abrir caminhos para uma nova visão, de ampliar a compreensão da fé e do papel social da Igreja em tempos de transformação profunda.
Agora é preciso ter coragem para encarar a necessidade de consolidação das mudanças de ordem, de equilíbrio, é preciso estabelecer novas parcerias, novos valores, novas perspectivas sociais.
E com Marte em Leão coragem é o que não falta, mas pode haver um excesso de vaidade ou de ego, ou ainda uma disposição para romper com figuras de poder e autoridade. É preciso prestar atenção a essa disposição para a guerra, o céu aponta.
Pois, ele também avisa que o crescimento e expansão vem da flexibilidade, da capacidade de conversação, de escuta, de se abrir para novas informações e possibilidades.
Em um momento onde Vênus se aproxima de Netuno em Peixes, somos chamados a revisitar nossos valores mais profundos. Padre Lancellotti, com sua coragem de dar voz e dignidade aos invisíveis, representa a essência viva dessa conjunção — a dissolução das barreiras do ego para acolher a dor do outro como nossa.
Mas também é sobre as sombras: a raiva, o preconceito e o ódio que ele enfrenta são um retrato do quanto ainda resistimos à compaixão verdadeira. Esta lunação nos pede, de forma clara e urgente: em quais valores vamos fincar nossas raízes?
Este grande momento astrológico — a Lua Nova em Touro tensionada por Marte em Leão e Plutão em Aquário — nos coloca diante de uma encruzilhada:
De um lado, Marte em Leão clama pela afirmação do ego, da vontade própria, do orgulho. De outro, Plutão em Aquário exige a morte de antigas estruturas em nome de um novo coletivo, de uma nova humanidade.
Entre esses dois polos, somos desafiados a encontrar um novo eixo de força: não aquele que domina, mas aquele que sustenta, que se entrega a um propósito maior, que equilibra, harmoniza e embeleza. Não só a beleza estética, mas a beleza espiritual, Vênus está indo encontrar Netuno em Áries.
É hora de buscar nas artes, na dança, no teatro, na literatura, a inspiração, a diversão, a sublimação.
Esse é o mês lunar de Touro, onde queremos criar estrutura, onde queremos encontrar um porto seguro emocional, e com o ingresso de Vênus em Peixes e fazendo conjunção com Netuno, abrimos um ciclo importante.
Toda pessoa que entrar na nossa vida a partir desse momento, vem com um alerta pendurado no pescoço de que pode ser cilada, cuidado, cuidado, com as ilusões e as projeções.
Com Libra no Ascendente a tendência é de enxergar o outro com romantismo, beleza e fechar os olhos para pequenos sinais de desequilíbrio.
Estamos olhando com mais atenção para Vênus, pois é um planeta importante nesse ciclo, ele rege tanto o Ascendente quanto a Lua Nova. Portanto, olhar para os assuntos venusianos durante esse período é importante, interessante e faz parte da energia celeste.
Com Vênus se aproximando de Netuno em Áries, evite a todo custo gastar por impulso, seja na compra de um imóvel novo, seja na compra do supermercado.
Essa conjunção ainda ocorrerá sob a influência da lunação taurina, marcada pela tensão entre Marte, Plutão e a própria Lua Nova. Assim, Vênus–Netuno em Áries vem como um ponto de virada: um novo ideal começa a ganhar forma, mas dessa vez com mais coragem, mais ação, menos passividade. Ainda estamos lidando com os efeitos do adoecimento do Papa e da transição no Vaticano — então esse aspecto pode simbolizar a emergência de um novo valor espiritual que precisa nascer com coragem.
A tensão pede ação — mas uma ação consciente, que seja canal de cura e transformação.
Vênus caminhando para Netuno em Peixes nos aponta a direção: não é pelo poder bruto, não é pela imposição da nossa vontade pessoal, mas sim pela capacidade de amar, acolher e servir ao bem maior que atravessaremos esse portal de crise.
Durante toda essa lunação preste atenção aos assuntos de Vênus:
AMOR
AFETO
MOTIVAÇÃO
PRAZER
TESÃO
DINHEIRO
BELEZA
SENSUALIZADADE
SEDUÇÃO
RELACIONAMENTOS
PARCERIAS
SOCIEDADES
POSSES
VALORES
BENS
Pense em como você sustenta, mantem e constrói tudo isso em sua base emocional, o que emocionalmente precisa ser trabalhado, aprendido e curado para esses assuntos regidos por Vênus e trazidos à tona nessa lunação ganhem uma dimensão mais sustentável e durável em sua vida.
Comentários
Postar um comentário